Imagem capa - Estilos de Vestidos de Noiva por Fernanda Ferraro Fotografia

Estilos de Vestidos de Noiva


Um dos momentos mais especiais dos preparativos do seu casamento é a escolha do vestido de noiva. Não se precipite. Leve em consideração o local escolhido para o casamento, escolha os acessórios com cuidado para não resultar em uma mistura exagerada e escolha um vestido que favoreça a sua silhueta. Alguns modelos podem desviar o olhar de áreas problemáticas para si, como ancas muito largas, busto muito pequeno ou muito grande, pernas ou braços curtos ou compridos...


Estilos de vestidos:

Princesa

Tem corpete ou parte superior ajustada, tal como a cintura, e saia bem rodada.

Favorece: noivas altas e magras; noivas com peito grande.

Desfavorece: Noivas baixas e gordinhas.


Evasê ou em A

Tem a parte superior bem ajustada, alargando a partir da cintura até ao chão. Alonga a silhueta, disfarça ancas largas e rabo grande, e estreita a zona da barriga.

Favorece: Todas as silhuetas.


Direito

Cai a direito a partir das ancas. Disfarça ancas largas e realça as linhas do corpo.

Favorece: Noivas magras e altas.

Desfavorece: Noivas baixas e gordinhas.


Império

Ajustado na parte superior, cai solto e a direito a partir do peito. Pode ter uma só alça e/ou um detalhe abaixo do peito, como uma faixa. Alonga e define a silhueta.

Favorece: Noivas grávidas e noivas com anca larga.

Desfavorece: Noivas baixas e gordinhas.


Sereia

É ajustado ao corpo até ao joelho, a partir do qual alarga até ao chão.

Favorece: Noivas altas ou de estatura média; noivas em forma; noivas com rabo saliente.

Desfavorece: Noivas baixas e gordinhas; noivas com pouco rabo.


Semissereia

É ajustado ao corpo até a anca, a partir da qual começa a alargar ligeiramente até ao chão, o que permite mais mobilidade em comparação com o estilo sereia.

Favorece: noivas cheiinhas, com uma cintura bem definida.

Desfavorece: Noivas com rabo grande e anca muito larga.


Curto

Tem a saia curta, geralmente pelo joelho.

Favorece: Noivas com pernas em forma.

Desfavorece: Noivas com pernas curtas e largas.


Mullet

Tem a saia mais curta à frente e comprida atrás.

Favorece: Noivas com pernas em forma; noivas mais arrojadas.

Desfavorece: Noivas com pernas curtas e largas.


O que recomendo que não faça...

A busca do vestido perfeito deve ser divertida e descontraída. Para que tal aconteça, dou-lhe uma lista de 5 coisas que não deve fazer.


1. Acreditar em todos os programas de televisão sobre escolha de vestidos de noiva. Não acredite em tudo o que vê na televisão. Existem programas de televisão que mostram a escolha do vestido como um evento envolto em drama e emoção. As noivas choram em demasia e levam consigo uma comitiva de familiares e amigas... Nada disso corresponde à realidade da maioria das noivas. A escolha requer a análise de muitos aspectos dos vestidos e a ajuda de apenas as pessoas mais próximas. Dificilmente um vestido reunirá o consenso de todos, e quanto mais pessoas opinarem mais a noiva ficará ansiosa e indecisa.




2. Ser apressada. Não tenha pressa. Assim que decide casar-se, a noiva pode cair na tentação de querer comprar logo o vestido de noiva. Saiba esperar para não se arrepender. Deixe a ansiedade de lado e faça tudo com tempo e calma.




3. Vestir apenas e tirar o vestido para experimentar o próximo. Não fique parada durante a prova. Quando estiver a experimentar vestidos de noiva, ande, sente-se  e faça diversos movimentos, para perceber se o modelo é confortável e lhe permite mexer-se com relativa facilidade.




4. Ir maquilhada para a prova de vestidos. Não vá maquilhada para uma prova de vestidos de noiva. Se os vestidos ficarem sujos de maquilhagem, poderá gerar-se uma situação desagradável.



5. Marcar a prova e não ir. Caso não possa comparecer na prova, avise sempre. É extremamente desagradável deixar alguém à espera.